Criar uma jornada de aprendizagem e narrativa única, presencial e online, para o curso “Saúde Mental na Escola” envolvendo diferentes formatos de conteúdo.
/ CONTEXTO
Com o propósito de transformar a cultura e a relação das pessoas com a saúde mental no Brasil, através da educação, o Instituto reúne uma série de iniciativas a partir de especialistas sobre o tema. O programa “Saúde Mental na Escola” já ocorria de maneira presencial em escolas públicas de São Paulo, e com as mudanças impostas pela pandemia se enxergou uma oportunidade de levar o conhecimento para mais pessoas através de uma jornada de aprendizagem online.
/ DESAFIO
O objetivo principal foi trazer informações de qualidade e científicas para o projeto “Saúde Mental na Escola”, de uma forma descomplicada, simples e acessível. Para isso, foi co-construído um curso online, de seis módulos, com foco em profissionais de educação de escolas estaduais. O maior desafio foi trabalhar imagem e tom de voz de maneira a não criar estigmas sobre saúde mental.
/ CONCEITO CRIATIVO
A construção da narrativa foi linear, embora os conteúdos possam ser consumidos fragmentados. Entregamos uma única narrativa para os seis módulos do curso Saúde Mental na Escola, com apresentações tanto para aprendizagem em sala de aula quanto individual. Os cerca de 30 vídeos foram gravados com linguagem simples e direta, sendo um dos formatos de apenas 60 segundos, com objetivo de fixar o conteúdo consumido anteriormente. Organizamos a linguagem estética do Instituto, deixando um Guia de Linguagem como legado para outros projetos - tudo combinando com o mascote “Suadinho”, que ilustra questões de saúde mental.
/ ENTREGAS
/ Jornada de Aprendizagem e Narrativa de Conteúdos / Guia de Linguagem visual e estético / 30 videoaulas para curso online / Manuais e apostilas / Apresentações interativas para presencial e digital / Apresentação institucional do projeto e Instituto Ame Sua Mente / UX e UI da plataforma Thinkfic
/ IMPACTO
/ +200 pessoas impactadas na primeira fase, com foco em lideranças de escolas públicas / +50 escolas públicas do Estado de SP participantes / De 1 a 5, média 4 para satisfação sobre toda a jornada do curso presencial e digital
TIME DO PROJETO
Gestão do projeto:
Luiza Gaidzinski Carneiro
Coordenadores de projeto:
Carolina Bertoldi, Diego Alegre e Marcos Carvalho
Produção de Conteúdo:
Nícolas Pasinato e Gustavo Frota
Designers Gráfico:
Giulia Pereira e Ana Beatriz Leal
Ilustrações:
André Gola
Roteiros:
Gabriela Loeblein
Maquiagem:
Tom Freitas e Juliana Batista
Videomakers:
Lucas Borba e Willy Lugon
Edição:
Lucas Borba e Pedro Barrionuevo
Áudio:
Geziel Moura
Colorista:
Iago Nascimento
Motion design e finalização:
Pedro Barrionuevo
Parceiros:
Ci-vico Polo de Impacto Social Maré - Marca e Conteúdo Buena Vibra Docs