Arquipélago é destaque de pesquisa da Humanizadas que avalia práticas ESG
23 de março de 2023
Estudo é o primeiro rating brasileiro que avalia a qualidade das relações da organização com seus stakeholders para elevar o nível de consciência dos negócios
No mundo todo, a ascensão de uma Nova Economia tem se consolidado por meio de um processo liderado por empresas comprometidas em avançar nas pautas ESG (sigla em inglês referente a questões ambientais, sociais e de governança), porém, um dos grandes desafios para estas empresas é mensurar o quanto estão realmente progredindo dentro desta agenda e suas práticas para saírem do papel.
Por isso, a Humanizadas, empresa de avaliação multistakeholder em ESG com uso de Inteligência de Dados que visa beneficiar pessoas, sociedade e planeta, desenvolveu o primeiro ESG rating brasileiro com a pesquisa “Melhores para o Brasil”. Avaliando organizações em quatro pilares institucionais - reputação, princípios de gestão, cultura e narrativas -, para medir a qualidade das relações da organização com seus stakeholders, colaboradores, lideranças, clientes, parceiros, fornecedores e sociedade, para impulsionar o Capitalismo de Stakeholders, os estudos vão sendo compartilhados com estas empresas ao longo do ano.
Um dos destaques da avaliação em janeiro de 2023 é o Arquipélago, um ecossistema de projetos de design estratégico, comunicação e educação que colabora com organizações em movimento. Tem como propósito despertar o potencial de transformação das organizações. Atuando com uma metodologia autoral, a partir da abordagem do Design Estratégico, entrega soluções nas ilhas de serviços: Glocal, Maré, Buena Vibra Docs e Escola do Arquipélago. Os projetos realizados por diferentes talentos especialistas colaboram com a evolução da inovação nas culturas organizacionais, e passa também por estratégias de comunicação e educação corporativa.
O Arquipélago recebeu o ESG rating BBB, que demonstra alto nível de maturidade organizacional. A partir da percepção dos públicos externos e também do time de colaboradores, a pesquisa identifica padrões, sinais e evidências de uma nova forma de atuar na economia e se estão alinhadas às atuais práticas, principalmente quando comparadas ao mercado.
"Este é o segundo ano consecutivo que realizamos a pesquisa. Mais que um selo e uma premiação, os dados gerados nos ajudam a tomar decisões de negócios e apontar resultados para as nossas estratégias", afirma a colíder do ecossistema Luiza Gaidzinski Carneiro.
Os Ratings servem como um índice de qualidade das práticas de uma instituição e podem ser utilizados por diferentes atores: investidores e fundos de investimento, colaboradores, governança e gestão, parceiros de negócios, clientes, consumidores e sociedade.
INDICADORES |
MÉDIA DOS NEGÓCIOS |
RESULTADOS |
COMPARATIVO* (%) |
Experiência das lideranças |
49% |
400% |
+ 105% |
Experiência dos colaboradores |
39% |
67% |
+ 70% |
Experiência dos parceiros |
57% |
100% |
+ 76% |
Direcionador estratégico |
53% |
74% |
+ 40% |
Aprendizado individual |
58% |
87% |
+ 49% |
Ética e coerência |
72% |
94% |
+ 30% |
Autonomia |
69% |
87% |
+ 27% |
*percentual acima da média dos negócios no Brasil
Experiência das(os) lideranças, colaboradores e parceiros - indica a percepção sobre as trocas entre a empresa e o stakeholder;
Direcionador estratégico - indica a orientação estratégica da organização na geração de impacto positivo na sociedade e no planeta;
Aprendizado individual - indica uma cultura de compartilhamento de aprendizados e liberdade para testar;
Ética e coerência - indica a percepção de que a organização se comporta de forma ética e coerente com os colaboradores;
Autonomia - indica a percepção de liberdade para que os colaboradores proponham melhorias e implementem mudanças.
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