Estudo é o primeiro rating brasileiro que avalia a qualidade das relações da organização com seus stakeholders para elevar o nível de consciência dos negócios.
No mundo todo, a ascensão de uma Nova Economia tem se consolidado por meio de um processo liderado por empresas comprometidas em avançar nas pautas ESG (sigla em inglês referente a questões ambientais, sociais e de governança). Um dos grandes desafios para essas empresas é mensurar oquanto estão realmente progredindo dentro desta agenda e suas práticas para saírem do papel.
Por isso, a Humanizadas, uma startup de ciência e tecnologia que tem como objetivo impulsionar a sustentabilidade e performance nos negócios, desenvolveu uma metodologia exclusiva e abrangente de dados 360 graus, captando efetivamente as vozes de todas as partes interessadas das organizações. Coletando e analisando as práticas associadas aos pilares ESG, de dados públicos e a consulta individual e anônima de uma amostra estatisticamente confiável dos stakeholders da organização. Identificando, assim, as necessidades autênticas, garantindo a priorização estratégica das ações que impulsionam a organização.
Um dos destaques da avaliação em 2023 é o Arquipélago - Ecossistema de Projetos, que recebeu o ESG rating A, que demonstra nível de maturidade extremamente alto de maturidade organizacional. A partir da percepção dos públicos externos e também do time de colaboradores, a Pesquisa identifica padrões, sinais e evidências de uma nova forma de atuar na economia e se estão alinhadas às atuais práticas, principalmente quando comparadas ao mercado.
"É incrível podermos acompanhar nosso crescimento ao longo destes três anos aplicando a Humanizadas. Os dados colaboram com direcionamentos para a nossa gestão, lideranças, cultura e crescimento do ecossistema. Ficamos muito felizes quando ficamos sabendo do rating A, um esforço diário de colocar o design das nossas relações em primeiro lugar, sempre", comenta a cofundadora do Arquipélago Luiza Gaidzinski Carneiro.
Os Ratings servem como um índice de qualidade das práticas de uma instituição e podem ser utilizados por diferentes atores: investidores e fundos de investimento, colaboradores, governança e gestão, parceiros de negócios, clientes, consumidores e sociedade.
“Podemos sintetizar os desafios de adaptação externa e integração interna das organizações relacionados a diversos fatores. Ter consciência dessa pressão por mudanças pode ajudar as organizações a reduzir riscos de negócio ou revelar uma série de oportunidades de crescimento e inovação como melhor reputação da marca, experiência dos clientes, experiência dos colaboradores, inovação de produtos, serviços, modelo de negócio, maior crescimento e rentabilidade no médio e longo prazo”, afirma o fundador e CEO da Humanizadas, Pedro Paro.