/ PROJETO

Mulheres na Telecom: ampliando a equidade de gênero

ENDOBRANDING

/ CLIENTE

TLSV - Serviços em telecomunicações

/ BRIEFING

Fomentar a inserção feminina na área técnica de telecomunicação sempre foi um tema pouco explorado, e este foi o convite feito pela TLSV que aceitamos sem pensar duas vezes. Afinal, a equidade de gênero é uma pauta fundamental no nosso ecossistema.

/ CONTEXTO

A TLSV é uma empresa do Sul do Brasil, que atua há mais de 32 anos no setor de telecomunicações, levando serviços de telefonia, dados, TV por assinatura e circuito fechado de televisão para empresas e lares, construindo uma trajetória de liderança no mercado. De acordo com o Dieese (2017), as mulheres representam até 61% do total de colaboradores neste setor. Porém, a maior concentração é em áreas de teleatendimento, onde representam 71% dos colaboradores. Em áreas técnicas, elas ainda são minoria: representam apenas 36% da mão de obra. Na TLSV, o número era ainda menor: apenas 1 Técnica de Segurança do Trabalho e 1 Técnica de Campo antes da campanha.

/ DESAFIO

Nosso desafio foi abrir portas para as mulheres em áreas técnicas de Telecom, a partir do lançamento do programa de recrutamento e seleção "Técnicas em Campo". Também, sensibilizamos e incentivamos os colaboradores da TLSV a indicarem mulheres para as vagas disponíveis.

/ CONCEITO CRIATIVO

Criamos ações para o público interno, através da intranet, e para o externo, através das redes sociais da marca. Ambos canais têm a sua estratégia de conteúdo voltada para colaboradores. 

“Quando entramos na casa das clientes mulheres, elas ficam muito satisfeitas de ver uma mulher, ficam mais tranquilas por nós, técnicas, termos mais recepticidade, conversarmos e explicarmos com mais delicadeza.”
Débora Arruda, primeira técnica de campo da TLSV

/ SOLUÇÕES

/ Estratégia e Campanha de Comunicação, através das histórias de quem já trabalhava na TLSV. 

/ Realização da Live "Mulheres na Telecom" no Facebook: no mês da mulher, em março, mediamos um bate-papo sobre o tema com colaboradoras da TLSV e a representante de diversidade da Vivo (cliente e parceira da TLSV).

/ Publicações semanais nas redes sociais de conteúdos de incentivo à entrada de mulheres no mercado.

“A atividade de telecom não é braçal, é muito mais de delicadeza e de atenção, principalmente quando falamos de produtos como a fibra óptica. A mulher oferece esse cuidado quando entra na casa do cliente.” 

Renata Freire, Gerente de Transformação e Segmentação na VIVO

/ IMPACTO

Em 2021, após implementação do projeto “Mulheres na Telecom”, tivemos um aumento de 800% nas inscrições para vagas técnicas na TLSV. Foram 75 inscrições e 16 contratações, sendo 1 para área de gestão e 15 para áreas técnicas.

Este é um projeto que agora se torna rotina na empresa: ampliar contratações e desmistificar a área técnica de telecomunicações entre as mulheres.

TIME DO
PROJETO


Gestão do projeto:

Luiza Gaidzinski Carneiro

Produção de Conteúdo:

Vitória Miranda e Daniela Kalicheski

Designer Gráfico:

Michelle Marquetti